Marcação a laser de plásticos

Os plásticos são usados ​​na tecnologia médica em um grande número de áreas. Isso geralmente requer etiquetagem direta para identificar as peças . E uma vez que a marcação a laser é durável e pode ser implementada em alta qualidade, a marcação a laser provou ser um método experimentado e testado para marcar aplicações de plástico.

A indústria médica usa plástico para consumíveis higiênicos de uso único, bem como para implantes, vestíveis de alta tecnologia e instrumentos reutilizáveis. Outras aplicações de exemplo são seringas e cânulas, máscaras de ventilação, aparelhos auditivos ou bombas de insulina.

O plástico é considerado extremamente eficiente devido ao seu baixo custo e alta versatilidade . As propriedades do material como transparência, flexibilidade, baixo peso e robustez contra o desgaste são exigidas em aplicações médicas.

Em qualquer caso, a biocompatibilidade dos dispositivos médicos de plástico deve ser levada em consideração para não colocar em risco a saúde do paciente. Isso também se aplica a peças de plástico marcadas a laser. Aqui, uma possível alteração na superfície do material não deve levar à emissão de poluentes.

Os plásticos são usados ​​na tecnologia médica em um grande número de áreas. Isso geralmente requer etiquetagem direta para identificar as peças . E uma vez que a marcação a laser é durável e pode ser implementada em alta qualidade, a marcação a laser provou ser um método experimentado e testado para marcar aplicações de plástico.

Rastreabilidade: crítica para a segurança do paciente
Além da biocompatibilidade, a rastreabilidade é outra premissa para a segurança do paciente. Isso é especialmente verdadeiro no caso de defeitos de produtos e recalls de produtos. A identificação das peças também é crucial para a racionalização dos processos de fabricação em toda a cadeia de produção. Portanto, as marcações na superfície do produto devem ser permanentemente legíveis para humanos e máquinas .

Isso é especialmente verdadeiro quando um dispositivo médico é usado várias vezes e reprocessado após cada uso. Então, uma é a marcação direta exigida por lei e regulamentada pelos regulamentos da FDA ou MDR. Fala-se da identificação única do produto (Unique Device Identification).

Os requisitos para marcação de código UDI podem ser atendidos para quase todos os plásticos com a ajuda da tecnologia laser adequada. Além disso, os produtos de plástico às vezes são rotulados como “apenas” para decoração ou para aumentar a proteção contra falsificação .

Métodos de marcação a laser de plásticos: da formação de espuma à remoção de material
Dependendo das propriedades dos plásticos, CO₂, UV, fibra e outros lasers de estado sólido podem ser usados ​​para marcar plásticos. Como a energia térmica do laser atua localmente e com alta precisão, a mudança de cor alcançada é bem definida, rica em contraste e, portanto, de fácil leitura .

Outra vantagem da marcação a laser é sua alta resistência à abrasão: como a marcação geralmente é criada dentro da substância do material, a superfície de plástico permanece lisa e menos vulnerável. Isso traz vantagens não só para a durabilidade dos personagens , mas também para a higiene do produto .

Os plásticos absorvem melhor a luz na faixa ultravioleta (laser UV) e na faixa do infravermelho distante (laser CO₂). No entanto, os plásticos podem ser “otimizados a laser” usando aditivos especiais na mistura de matéria-prima. Então, os aditivos, cargas e pigmentos usados ​​ajudam a melhorar o comportamento de absorção.

Isso leva a resultados de marcação ideais ao usar certos lasers. O uso do versátil laser de fibra (com comprimento de onda de 1.064 nm) ou da luz laser verde visível (532 nm) é facilitado ou mesmo possibilitado em primeiro lugar.

As mudanças térmicas no material provocadas pelo laser produzem diferentes efeitos de marcação : enquanto as mudanças na cor para claro ou escuro dificilmente afetam a estrutura da superfície, mudanças estruturais ou efeitos de gravação ocorrem durante a fusão ou evaporação.

Em plásticos escuros, geralmente há uma cor mais clara, em plásticos claros uma cor escura ou – como às vezes é o caso com materiais transparentes – uma marca mais clara. Os quatro processos de marcação que devem ser mencionados ao marcar o plástico são carbonização , formação de espuma , remoção de camadas , incluindo desenho diurno e noturno e gravação .

Fonte: Foba Laser